O home office e seu impacto na rotina e no humor dos brasileiros
01 de outubro de 2021
O home office chegou para ficar, aparentemente. Você também precisou se ajustar e desenvolver aquela disciplina para cumprir suas tarefas? Na verdade, esse formato de trabalho não é nada novo. Mas, foi preciso uma pandemia global para tudo mudar. Assim, empresas e funcionários acharam um jeito de manter as engrenagem funcionando. Porém, era imprescindível que a segurança estivesse em primeiro lugar.
De fato, o home office teve um impacto positivo na vida e na rotina de trabalho de muitos profissionais. Por outro lado, trabalhar de casa acabou gerando novos problemas para uma parcela desses trabalhadores. A seguir, entenda os impactos do home office e como lidar de forma equilibrada com o trabalho em casa.
Home office e o estresse
Inicialmente, a ideia de trabalhar de casa trouxe certo alívio para muitos funcionários de empresas que aderiram ao formato. De fato, uma pesquisa feita pelo Instituto Bem Estar em parceria com a NOZ Inteligência, entrevistou 1.515 profissionais. Assim, foi possível ter uma noção dos sentimentos, emoções e ansiedades causados pelo isolamento social.
Para começar, 06 em cada 10 pessoas afirmaram que sentem mais cansaço, preguiça e pouca energia. Mas, no home office, esses sentimento e sintomas físicos acabam sendo ignorados. Afinal, a pessoa está trabalhando de casa, não deveria estar reclamando de cansaço, certo? Bom, não é bem assim. Na verdade, toda essa mudança de rotina de trabalho não veio só. Ao mesmo tempo, vieram as muitas horas diante do computador. Além disso, o contato frequente por mensagens e e-mails aumentou demais. Ou seja, nenhuma interação humana. Como resultado, o estresse está aumentando.
Normalmente, deixamos o trabalho para trás quando vamos para casa em um ritmo tradicional de trabalho. Agora, o home office permite que projetos e reuniões estejam na mesa do café ou interrompam sua hora do almoço. Sendo assim, é muito importante que você dê atenção a alguns detalhes. Então, vai ter mais facilidade de conciliar casa e trabalho sem perder a saúde mental.
Dicas para um home office menos estressante
O home office não precisa ser desgastante. Na verdade, ele precisa ser planejado entre empresa e funcionários. Dessa forma, a empresa garante ao profissional a liberdade para cuidar de sua vida pessoal. Ou seja, não fica “à disposição da empresa 24h por dia. Além disso, você também pode contribuir para a melhora do seu ambiente de trabalho:
- Converse com a empresa sobre metas realistas a serem alcançadas.
- Mantenha um planejamento equilibrado, usando bem o tempo para finalizar as tarefas.
- Organize a rotina de forma que você tenha pequenos intervalos de descanso.
De fato, você também contribui incrivelmente para garantir que o ambiente seja o mais tranquilo possível. Para isso, mantenha uma boa comunicação com a liderança da empresa. Aliás, o estudo realizado indica que o home office tem gerado muitos desafios para a saúde mental. No entanto, também foi possível registrar uma melhora qualidade de vida de vários colaboradores. Nesses casos, a comodidade e a segurança de não se expor ao vírus, resultaram em testes positivos.
Entenda melhor como a pandemia impactou a área contábil, clique aqui.