Login | Cadastre-se

Continbox

Siga nossas redes sociais

BLOG

A importância da ética profissional nos negócios e no trabalho

Publicado em: 31/07/2019

 

A importância da ética profissional nos negócios e no trabalho

 

A ética é uma necessidade fundamental em qualquer profissão. Ela está, também, integrada ao sucesso dos negócios. A ética é uma estrutura de princípios morais que governa a conduta apropriada de uma pessoa ou grupo. Manter a boa ética é ser consistente com os princípios de conduta moral, constantemente.

Independente da profissão ou área de atuação, a ética é uma parte fundamental do trabalho. Os resultados e o sucesso dependem de como a pessoa reage com as situações. Seja ela de forma ética ou não. Se tais situações forem lidadas de forma ética, as chances são positivas referente ao crescimento e desenvolvimento dos negócios.

A boa ética não só direciona os negócios com sucesso, mas também fornece diversas maneiras de crescimento e desenvolvimento deixando uma boa impressão da empresa no mercado, trazendo mais confiança aos clientes e consequentemente, qualidade ao serviço prestado ou produto vendido.

Os negócios se esforçam constantemente para seguir objetivos enquanto beneficia os empregados, fornecendo a base necessária para que se desenvolvam competências exemplares. Pensando dessa forma, a implementação de altos padrões de ética à empresa pode ser muito favorável aos objetivos corporativos.

A ética refere-se a conduta humana para ter a capacidade de julgar entre o que é errado e o que é correto. Existem diversos fatores que possam encorajar alguém a adotar uma postura antiética, mas o correto é aquele que, perante dilemas éticos, consegue manter a postura e diferenciar o que é moralmente certo ou errado a fim de seguir os códigos e regras de conduta profissional.

A boa ética pode gerar confiança de seus superiores ou equipe enquanto promove integridade, o que significa continuar a fazer as coisas certas, mesmo sem supervisão.

A importância da ética na vida profissional pode ser demonstrada de uma forma muito simples, onde diversas empresas faliram por conta de escândalos. Pode-se dizer que as situações não teriam tomado tamanha forma se tivessem seguido a boa ética. De qualquer forma, manter padrões éticos dentro da empresa é uma necessidade fundamental para o desenvolvimento e sucesso da empresa, assim como o desenvolvimento pessoal. A boa ética ajuda a manter a imagem honesta e a se abster de atividades que possam descreditar sua profissão.

 

VOLTAR

TAGS RELACIONADAS:

, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Comentários

Não houve nenhum comentário sobre este artigo, seja o primeiro a deixar o seu comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me sobre novos comentários por e-mail.

Notifique-me sobre novas publicações por e-mail.