Login | Cadastre-se

Continbox

Siga nossas redes sociais

BLOG

A ética em serviços contábeis.

Publicado em: 14/08/2019

 


O CFC, Conselho Federal de Contabilidade, divulgou um alerta à sociedade referente a oferta e mercantilização de serviços contábeis e o quanto isso pode prejudicar a sociedade. Nós da Continbox Contabilidade Online e Inteligente escrevemos em Julho uma matéria muito interessante sobre a importância da ética profissional nos negócios e no trabalho. Clique aqui para ler nosso artigo sobre ética.

“ALERTA À SOCIEDADE SOBRE OFERTA DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

Carta ABERTA

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) vem a público alertar a sociedade para que não se deixe enganar por propagandas de contabilidade ofertadas em parceria com instituições financeiras.

A mercantilização de serviços contábeis coloca em risco toda sociedade, principalmente o seu patrimônio e nós defendemos a livre concorrência e o direito democrático de as empresas escolherem quem faça sua contabilidade.

Instituições financeiras têm finalidades próprias no cenário econômico das nações. Empresas de prestação de serviços contábeis têm o importante objetivo de participar da gestão das empresas, zelando pela sua saúde financeira.

Diante desse cenário, analise sua relação com instituições financeiras que, ao firmar convênios com empresas que praticam a mercantilização de serviços contábeis, desvalorizam e não reconhecem a importância do profissional contábil.

O CRCSP apoia o CRCPR e todos os Conselhos Regionais de Contabilidade que ao se declararem pelo trabalho ético dos profissionais da contabilidade estão se manifestando em defesa da sociedade.


A mercantilização de serviços contábeis coloca em risco toda a sociedade.

“A Contabilidade é uma profissão regulamentada que tem seu exercício atrelado aos preceitos éticos estabelecidos no Código de Ética. Desta forma, ela atua como fator de proteção da sociedade. O exercício ilegal da Contabilidade, por sua vez, não segue estes princípios e, por isto, não pode ser vendido como “serviços contábeis”.

A conduta ética é muito necessária para que se atribuam valores às situações, com o fito de que a máquina continue a servir o homem (inclusive como disciplinam as Três Leis da Robótica) e nunca o contrário!

Uma sociedade organizada precisa de profissionais qualificados, registrados e devidamente regulamentados. Ainda temos muito a conquistar em termos de melhoria e autonomia no ambiente de negócios e, quanto mais inseguro for esse ambiente, mais proteção a sociedade precisará.
Automação, inteligência artificial e plataformas são sempre bem-vindas, mas acompanhadas de proteção, de segurança quanto à conformidade e responsabilidade técnica explícita e quanto à qualidade da informação. O barato sempre sai muito mais caro! Evite armadilhas!”

O CRC já havia se manifestado ano passado referente ao Serasa e uma empresa de contabilidade, na mesma situação.

Manifesto de repúdio à parceria firmada entre a empresa Serasa e uma única empresa contábil. (2018)

Extrapolar as raias das relações comerciais ofende a dignidade e o direito dos consumidores.

Privilegiar apenas uma organização contábil em detrimento das mais de 20 mil organizações estabelecidas no Estado de São Paulo quebra a confiança de quem um dia usou e recomendou como consumidor os seus serviços.

Por essa ofensa aos empresários contábeis, prejudicando a reputação profissional e a honorabilidade pessoal de toda a categoria profissional, entendemos que uma simples nota de esclarecimento é insuficiente diante da gravidade da situação.

Por isso pedimos que a Serasa tome imediatas providências no sentido de dar a mesma oportunidade em igualdade de condições para que toda empresa contábil que queira divulgar seus serviços possa também fazê-lo. Essa atitude vai ao encontro da definição de que a Serasa Empreendedor é uma plataforma de marketplace que disponibiliza diversos serviços e soluções para microempreendedores, assegurando a pluralidade de parceiros.


Fontes

Artigo da Continbox sobre ética:

continbox.com.br/a-importancia-da-etica-profissional/

Link para o alerta:

jornalcontabil.com.br/alerta-crc-sp-grande-banco-se-associa-empresa-de-contabilidade-para-prestar-servicos-aos-seus-clientes/

Para mais detalhes sobre a mercantilização de serviços contábeis:

cfc.org.br/noticias/a-mercantilizacao-de-servicos-contabeis-coloca-em-risco-toda-sociedade/

Manifesto de Repúdio:

http://www.crcsp.org.br/portal/home/manifesto-de-repudio.htm

VOLTAR

TAGS RELACIONADAS:

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Comentários

Não houve nenhum comentário sobre este artigo, seja o primeiro a deixar o seu comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me sobre novos comentários por e-mail.

Notifique-me sobre novas publicações por e-mail.