Continbox/Blog/Como Reduzir os Impactos da Pandemia no Setor Contábil?

Como Reduzir os Impactos da Pandemia no Setor Contábil?

07 de julho de 2021

É inegável que os impactos da pandemia no setor contábil foram extremamente significativos para a economia do país.

Além de afetar diretamente o trabalho de inúmeras empresas e escritórios, os reflexos da pandemia também impactaram outros setores, abalando os resultados do último período.

Com consequências que se seguem até o presente momento, as expectativas não são muito positivas para a área.

Se a sua empresa foi afetada pelos impactos da pandemia no setor contábil, então este artigo que a ContinBox preparou vai ajudá-lo, confira.

Os impactos da pandemia no setor contábil até agora

impactos da pandemia no setor contábil

A pandemia de Covid-19 teve início em Wuhan, na China, em dezembro de 2019, e se arrasta até o momento, em meados de junho de 2021.

Até agora, não existem muitas expectativas de reverter os impactos da pandemia no setor contábil, especialmente por conta das consequências no país.

O rápido contágio fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelecesse regras de distanciamento social, que refletiram nas rotinas de trabalho.

Dessa forma, o setor contábil de empresas e escritórios também precisou paralisar suas atividades.

Mesmo com as alternativas de trabalho remoto, muitos profissionais não puderam manter seu trabalho a longo prazo.

Segundo o El País, desde que o coronavírus chegou no Brasil, cerca de 716.000 empresas fecharam as portas.

Dentre esses estabelecimentos também inclui-se o setor de contabilidade, tanto em empresas quanto escritórios e prestadores de serviço.

Apesar do governo ter determinado medidas de auxílio, o segmento sofreu grandes perdas.

Impacto no mercado financeiro

Os impactos da pandemia no setor contábil também se estendem para outras áreas.

Com a redução do número de profissionais atuando, as projeções que visualizavam um cenário otimista para 2020 também acabaram.

O mercado financeiro, principalmente investimentos e a Bolsa de Valores, tiveram grandes quedas, e ainda não se recuperaram.

Isso afeta todos os tipos de investidores, além de corretoras e contadores que trabalham com essas atividades.

Além disso, indicadores do mercado indicam que o desemprego bateu recordes no ano de 2020, e prejudica a movimentação da economia como um todo.

Sem atividades, as empresas remanescentes também têm seus rendimentos prejudicados, dispensando profissionais e escritórios terceirizados.

Quais as medidas para reduzir os impactos da pandemia no setor contábil?

Para tentar amenizar os impactos da pandemia no setor contábil, o governo estabeleceu algumas medidas.

Por exemplo, a entrega de documentos fiscais e financeiros teve prazos adiados, uma medida que permite que escritórios se organizem melhor.

As Medidas Provisórias divulgadas em abril de 2020 também mudaram as atividades de contabilidade em todo o país.

Por exemplo, retirou-se a obrigatoriedade de vários relatórios, não apenas atrasando as atividades dos profissionais, como também prolongando a atuação mínima das empresas.

Além disso, outras medidas trabalhistas também afetam o setor contábil, como as mudanças na folha de pagamento, que obriga as empresas a reduzir o fluxo de caixa.

Ainda, o afastamento de funcionários e adiantamento das férias fez com que diversos escritórios de contabilidade tivessem que trabalhar com rapidez para emitir documentos a tempo.

De forma geral, o governo ainda tenta conter os impactos da pandemia no ramo contábil, mas alguns prejuízos foram irreparáveis.

Para 2021, espera-se que o mercado volte a crescer, mas é importante que profissionais da área se mantenham atentos para mudanças que envolvam suas atividades.