Continbox - Contabilidade Online Economia para sua empresa Tranquilidade para você!/Contabilidade Online/É possível ter uma empresa, com seus funcionários trabalhando home-office?

É possível ter uma empresa, com seus funcionários trabalhando home-office?

13 de fevereiro de 2023

Sim, é plenamente possível ter uma empresa com funcionários trabalhando 100% em home-office e isso pode trazer benefícios para todos.

Tem curiosidade sobre essa modalidade de trabalho? É muito comum que as pessoas ainda tenham receios relacionados ao modelo.

Entretanto, é possível manter sua equipe inteira trabalhando à distância dependendo de qual seja sua área de atuação. E nós vamos te dar algumas informações relevantes sobre essa possibilidade.

Empresa com funcionários 100% home-office: como funciona?

Do ponto de vista legal e tributário, não há qualquer impedimento de ter um negócio estabelecido com os profissionais trabalhando no modelo home-office.

A questão nesses casos é simplesmente monitorar a equipe e adotar o cuidado de implementar horários coerentes.

Um gestor não pode enviar para sua equipe e-mails de trabalho ou até mesmo mensagens de WhatsApp fora do horário de expediente.

Uma vez que, isso pode desencadear processos e problemas futuros com a equipe, por causa da demanda excessiva de trabalho.

Tendo em vista que, pela legislação brasileira é considerado trabalho remoto todo serviço que é prestado fora das dependências da empresa com uso de tecnologias de comunicação.

Por isso, se a equipe é pressionada a responder e-mails ou mensagens fora do horário, a empresa precisa pagar hora extra. Caso não seja feito, está abrindo margem para receber processos trabalhistas.

Acompanhamento por meio de reuniões e indicadores de produtividade

Além de seguir todas as normas referentes à jornada de trabalho, a empresa deve manter seus esforços em fazer o acompanhamento da equipe.

De modo que, seja possível transmitir as demandas por reuniões e acompanhar as execuções por meio de indicadores de produtividade.

Os gestores precisam estar atentos ao ritmo que cada colaborador consegue imprimir em suas tarefas. Tendo em vista que, alguns colaboradores trabalham em ritmo muito mais acelerado que outros e isso é natural.

Entretanto, fazendo o acompanhamento individualizado é possível dar o suporte necessário para que os colaboradores possam dar o seu melhor.

Dessa forma, a empresa garante sucesso no atendimento de suas demandas, que serão executadas de acordo com as metas estabelecidas.

Vale a pena estabelecer o home-office como modelo de trabalho?

Depende de qual é seu nicho de atuação! Uma empresa que deseja economizar nos custos com locação de escritório, por exemplo, consegue ter bons resultados a partir da solução.

Uma vez que, desloca parte da equipe para trabalhar em casa, acompanha a produtividade garantindo que os colaboradores atuem exatamente como o esperado e ainda, economiza por escolher um espaço menor.

De modo que, seja possível garantir que a redução dos custos aumente a competitividade da empresa. Afinal, haverá redução de custos, como também, poderá garantir que os colaboradores vão manter o ritmo habitual de trabalho.

Em alguns casos, é possível até mesmo que o profissional tenha aumento significativo da performance. Tendo em vista que, o profissional não terá a interrupção de colegas durante a execução de suas atividades.

Bem como, é um profissional que não vai se expor ao deslocamento que acaba cansando, gerando atrasos e complicações para a rotina.

Por isso mesmo, alguns profissionais conseguem render muito mais no modelo home-office. O que faz com que a empresa também tenha ganho com a modalidade por esse aspecto.

E quando o home-office não supre todos os setores?

Não são todos os setores de uma empresa que podem funcionar no modelo home-office! Afinal, algumas pessoas precisam lidar com atendimento ao cliente e outros setores que demandam a estrutura da empresa.

Por isso mesmo, é fundamental ter uma estratégia interessante para definir quais são os profissionais que vão trabalhar à distância.

Além disso, é útil consultar também se o profissional está disposto a atuar em home-office. Afinal, alguns colaboradores não possuem ambiente adequado para tal.

O que faz com que seja interessante sempre averiguar antes de simplesmente implementar a possibilidade para todos os colaboradores.

Aproveite que agora já sabe que é possível oferecer essa possibilidade ao seu time e aproveite essa forma de trabalho para beneficiar seu negócio.