Educação financeira – Separe contas pessoais e da empresa
12 de novembro de 2021
A educação financeira para empreendedores é o que faz a diferença entre um negócio bem estruturado e o desastre total. Por exemplo, você se organizou, abriu uma pequena empresa e está dando o máximo para crescer. Mas, daí ficou difícil separar os seus ganhos e gastos pessoais dos ganhos e gastos da empresa. Como resultado, o que era para ser uma solução, se tornou um problema.
Por isso, a educação financeira é tão importante. Nesse momento, você precisa ter melhor controle sobre as finanças de seu negócio. Mais do que isso, é necessário entender a melhor forma de investir. Ao mesmo tempo, separar gastos e receita da sua empresa das suas contas pessoais. Mas, como a educação financeira pode auxiliar você?
Educação financeira e a separação de finanças empresariais e pessoais
-
O problema
No início, você sabia exatamente o que fazer: jamais misturar finanças pessoais e da empresa. Mas, na prática, foi ficando difícil cobrir certos gastos do negócio e você acabou “cobrindo”. Por outro lado, você também acabou pegando emprestado da empresa, na hora do aperto.
Porém, esse é um assunto tão sério que pode levar à falência da sua empresa. Afinal, você perde o controle do caixa, algo básico para a saúde financeira de um negócio. Ao mesmo tempo, não delimitar de forma clara esse fluxo, pode te dar a falsa sensação de prosperidade. Como assim? Por exemplo, seu negócio tem um bom desempenho em determinado período. Assim, você se depara com grandes resultados financeiros. Porém, a falta de controle, te leva a ignorar as necessidades da empresa e acabar esbanjando na vida pessoal. Por fim, o rombo está feito e vai ser difícil fechar as contas.
-
Como a educação financeira pode me ajudar
Através da educação financeira, você será capaz de entender todo o financeiro da sua empresa. Sendo assim, vai conseguir traçar um planejamento financeiro eficiente. Por isso, a saúde financeira do seu negócio ficará estável. A ideia é que você determine o seu salário mensal. Ou seja, um valor fixo que, como proprietário, você receberá do seu negócio. Assim, você evita ter “livre acesso” ao dinheiro da empresa.
Além disso, a educação financeira habilita você, empreendedor, a lidar com a gestão do seu negócio. Dessa forma, você mesmo é capaz de identificar possíveis ameaças à saúde financeira de sua empresa. Mais do que isso, consegue tomar melhores decisões para organizar as finanças de forma que o problema não se agrave.
Benefícios de investir na educação financeira
Para começar, tudo depende de conhecimento específico. Ou seja, a educação financeira te dá base para lidar com o dinheiro da empresa. Mas, quais ferramentas ela te dá para alcançar esse objetivo? A seguir, veja alguns dos muitos benefícios da educação financeira:
ter maior controle sobre o fluxo de caixa;
entender melhor a precificação de produtos e serviços;
identificar os melhores investimentos e fugir das “furadas”;
aprender a controlar os gastos, pessoais e da empresa;
avaliar a real necessidade de empréstimos.
Para concluir, é correto dizer que a educação financeira te coloca no volante. Dessa forma, você pode ter total controle dos ganhos e gastos, evitando a armadilha de misturar suas contas pessoais com as contas empresariais.