Enfermeiro pode ser MEI?
24 de março de 2022
Enfermeiro pode ser MEI? Enfermeiros não podem ser Microempreendedores Individuais. Dessa forma, se esse profissional deseja trabalhar por conta própria, precisa obter outro tipo de CNPJ, como a Eireli ou a Sociedade Limitada Unipessoal.
A enfermagem é uma atividade intelectual que não pode ser exercida por um Microempreendedor Individual.
Se você está buscando outras formas de obter o CNPJ para empreender na área da saúde, não se preocupe. Existem várias opções disponíveis e a melhor escolha dependerá do seu perfil e objetivos. Entre em contato com a nossa equipe e conheça todas as possibilidades!
Hoje em dia, existem várias formas de trabalhar com home care ou daily care. É possível trabalhar cuidando de idosos, crianças ou dar suporte corporativo etc., tudo dentro da legalidade.
Há algumas opções para você se tornar um profissional autônomo e ainda exercer a enfermagem. Continue lendo e saiba mais!
Enfermeiro pode ser MEI?
Enfermeiros não podem abrir a sua própria empresa como Microempreendedor Individual.
Para se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), é necessário cumprir várias regras. Isso porque o MEI tem uma natureza jurídica específica, que exige diversos requisitos para ser implementada.
Para abrir um negócio de baixo custo e que atenda aos requisitos da Lei do Microempreendedor Individual (MEI), é necessário seguir algumas orientações. Primeiro, é preciso não ter sócios nem ser administrador de outro negócio. Além disso, o negócio não pode ter outra empresa aberta no mesmo ramo, mesmo que esteja em outro estado. Por fim, o empreendedor deve contratar somente um funcionário.
O maior problema para os profissionais de saúde, como enfermeiros e técnicos de enfermagem, é que este regime jurídico não permite o registro de atividades intelectuais. Isso significa que esses profissionais não podem se registrar como MEI.
Além de se atentar aos critérios citados, é importante saber que existe uma regra do Microempreendedor Individual (MEI) que diz que profissões regulamentadas por um conselho de classe próprio não podem ser exercidas pelo empreendedor. Por isso, se você é enfermeiro, por exemplo, precisa ter registro no COREN para trabalhar.
Qual profissão pode ser MEI?
Mas existem algumas profissões que não podem ser MEI. Quais são essas profissões? Pode ser Microempreendedor Individual todas as atividades listadas na tabela de atividades MEI. São mais de 400 CNAEs que podem ser regularizadas nesse formato empresarial.
Você sabia que algumas atividades econômicas podem ser exercidas por meio de um CNPJ como Microempreendedor Individual? Alguns exemplos são cabeleireiros, manicures, motoristas de aplicativos, caminhoneiros, mecânicos, pedreiros, jardineiros, eletricistas, cozinheiros. Consulte a lista completa no site da Receita Federal.
Como o enfermeiro pode ser empreendedor?
Até aqui, você já entendeu que enfermeiro não pode ser MEI, certo? Pois bem, se formalizar como empresário nesse formato é proibido, qual é a melhor opção para esse profissional empreender?
A Sociedade Limitada Unipessoal é a melhor opção para quem quer abrir uma empresa sem ter que se comprometer com um grande investimento inicial. Criada em 2019, ela dispensa a necessidade de declarar Capital Social mínimo e é regulamentada pela Lei nº 13.874/2019.
A Sociedade Limitada Unipessoal é uma boa opção para quem está começando um negócio e não tem muito dinheiro. Nesse tipo de empresa, o patrimônio pessoal fica separado do patrimônio da empresa, e o limite de faturamento depende do regime de tributação escolhido.
É possível abrir uma EI, Empresa Individual?
É importante destacar que, apesar de ser uma característica da Empresa Individual não ter sócios, esse formato não é permitido. Porque as profissões de saúde, que são regulamentadas, não podem ser enquadradas como Empresário Individual/Empresário Individual.
Como montar uma empresa de prestação de serviços de enfermagem?
Se você é enfermeiro e quer ter seu próprio negócio, saiba que existem várias opções para isso. Você pode montar uma empresa de prestação de serviços de enfermagem, trabalhar como autônomo ou mesmo abrir uma clínica. A escolha depende do seu objetivo e da estrutura que deseja para o seu negócio.
Para abrir uma empresa de cuidados domiciliares, primeiro você precisa decidir qual tipo de serviço pretende prestar. Pense nos idosos, pacientes acamados ou crianças como público-alvo e comece a planejar seu negócio. Depois, providencie os documentos necessários para obter o CNPJ da sua empresa e siga as orientações passo a passo.
Logo, defina qual porte de empresa deseja, o regime jurídico, o regime tributário e por fim a CNAE mais adequada, sendo nossa sugestão: 8650-0/01, 8622-4/0, 8711-5/01, 8711-5/03 ou 8711-5/05.
Escolher a CNAE certa é fundamental para legalizar uma empresa. Além disso, é importante escolher o regime jurídico e tributário adequado, pois isso pode ajudar a economizar dinheiro. Por exemplo, se você pagar impostos maiores que o necessário, terá um prejuízo financeiro.
Se você está inseguro sobre como abrir a sua empresa, a melhor solução é contratar um escritório de contabilidade. A Continbox oferece serviços de contabilidade online para que você consiga ter todo o suporte necessário sem sair do conforto da sua casa ou do seu escritório. Entre em contato conosco e saiba mais!