Continbox - Contabilidade Online Economia para sua empresa Tranquilidade para você!/Blog/Engenheiro Récem Formado: Qual a melhor opção CLT, PJ ou Autônomo?

Engenheiro Récem Formado: Qual a melhor opção CLT, PJ ou Autônomo?

03 de fevereiro de 2022

engenheiro récem formado

Você é um Engenheiro récem formado? De acordo com relatórios recentes, os engenheiros estão em grande demanda. Isto ainda é verdade, tendo em vista que o Brasil tem uma capacidade limitada para formar engenheiros?

Uma coisa é certa: os engenheiros que se formam em várias áreas da Engenharia têm muitas possibilidades à sua frente, tais como se tornarem funcionários corporativos ou iniciarem sua própria empresa.

Analisaremos quais são estas opções neste artigo. Venha conosco enquanto as exploramos.

O que deve saber um recém-formado em engenharia?

 

Um engenheiro recém-formado pode fazer um contrato CLT, trabalhar como empreiteiro independente ou estabelecer seu próprio escritório de engenharia, o que formalizaria o CNPJ. Após obter uma licença do CREA, o profissional é licenciado de acordo com seu nível de educação.

Quando chega a hora de começar uma carreira profissional, todos os graduados devem superar certos desafios, portanto é fundamental deixar de lado quaisquer preocupações que você possa ter e realmente procurar estabelecer uma profissão que seja consistente com seus objetivos.

Por que não começar seu próprio negócio se você não consegue encontrar uma oportunidade profissional adequada na área que você selecionou? Aprenda como abrir uma empresa de engenharia e descubra: esta pode ser uma alternativa fantástica para você.

Engenheiro recém-formado: ser CLT, PJ ou Autônomo?

 

Não assuma que é um caminho suave pela frente. Entretanto, você precisará estar tão comprometido ao longo do início de sua carreira quanto estaria no início de um projeto.

É claro que isso vai de acordo com seu perfil profissional – mas se você quiser considerar dinheiro, nós lhe diremos antecipadamente que ser um engenheiro sob um acordo PJ é mais lucrativo do que ser autônomo. Isto se deve ao fato de que sua remuneração é tributada de forma diferente em cada instância – as porcentagens variam.

O que um engenheiro pode fazer depois de ter concluído seu curso?

 

De acordo com o treinamento real, cada área da Engenharia permite que o engenheiro bacharel realize tipos particulares de serviços – de acordo com sua formação.

É baseado em sua experiência anterior em educação superior e estágios profissionais, que lhe permitem selecionar os serviços que deseja oferecer – porque todos se identificam mais com certas partes da Engenharia.

Desta forma, se você quiser iniciar uma empresa para prestar seus serviços, considere quais atividades você incluirá no negócio durante a Consulta CNAE – sempre considerando seus interesses e segurança ao fazê-lo.

Em que um engenheiro pode trabalhar?

 

Quando se trata de construir uma profissão, há vários desafios, entre eles estar ciente de qual setor você mais gosta de trabalhar em sua linha de trabalho. Sim, porque é sempre melhor fazer o que você quer e deseja do que o que outros querem para você. Pode parecer sem importância agora, mas este é o tipo de decisão que geralmente leva a bons resultados.

Isto significa estar confiante ao abordar empresas que você acredita que podem lhe proporcionar a carreira que você deseja, e realmente se apresentar. Isto é quando o networking entra em jogo: fale com seus colegas de trabalho, instrutores, ex-colaboradores, e informe-os sobre o que você está fazendo e o que você está procurando.

Engenheiro récem formado pode ser MEI?

 

O Microempreendedor Individual (MEI) não está autorizado a exercer profissões regulamentadas, como é o caso da Engenharia, que possui um Conselho que regulamenta as atividades que os engenheiros podem ou não realizar, bem como define trabalhos específicos.

Portanto, se você ainda não estava convencido se um engenheiro pode ser um MEI, a resposta é não. Isto não implica que os engenheiros não possam iniciar suas próprias empresas; é viável criar um escritório de engenharia com apenas um parceiro.

Quando se trata de empreendedorismo, uma das melhores associações que você pode formar é com uma empresa de contabilidade competente: um serviço de alta qualidade pode lhe mostrar como começar seu negócio, sempre considerando seu dinheiro.

Você pode gostar deste artigo: Engenheiro pode ser MEI 

Qual a faixa salarial de um engenheiro recém-formado? 

 

De acordo com a carga de trabalho praticada, é possível calcular quanto um engenheiro ganha consultando os valores especificados na legislação, que estipulam que a remuneração está vinculada ao salário-mínimo em vigor no país.

Existem vários tipos de Engenharia. Logo, cada uma com um salário médio diferente, dependendo da área de atuação do profissional. Sendo assim, tenha em mente que se você oferecer seus serviços diretamente ao cliente através de sua empresa, você poderá usar essas informações para respaldar seus honorários e mostrar quanto custa por hora para o trabalho de um especialista em sua região.

Quais são as dificuldades mais comuns que um engenheiro enfrenta em sua profissão?

 

As primeiras dificuldades se referem principalmente às escolhas que você fará, porém os engenheiros frequentemente enfrentam problemas com a burocracia brasileira.

A engenharia, como um todo, tem um aspecto técnico que a grande maioria das pessoas conhece, já que está no cerne da maioria das tarefas, mas também tem mais a ver com documentação de projetos, administração de projetos, compra de equipamentos e materiais, e até mesmo gestão de equipes.

São estas características que podem ser mais difíceis, pois o profissional imagina uma estação de trabalho muito particular com base em seu treinamento técnico e gasta uma parte significativa de seu tempo lidando com vários tipos de problemas que não estão relacionados ao projeto, mas que são essenciais para o sucesso dos projetos.

Nesta área, cada chance que você tem de se conectar a projetos faz sentido, seja a sua ou a de outros profissionais. Estes encontros diários o ajudarão a descobrir onde concentrar seus esforços e até mesmo como organizar uma empresa para que outros especialistas possam participar das tarefas que não são tão intrigantes para você.

Se você tiver alguma dúvida, por favor, deixe-a nos comentários ou se você quiser assistência agora mesmo, clique aqui