Login | Cadastre-se

Continbox

Siga nossas redes sociais

BLOG

9/11 Homenagens marcam 18 anos de tragédia em Nova York

Publicado em: 11/09/2019

9/11 Homenagens marcam 18 anos de tragédia em Nova York

No dia 11 de setembro de 2001 a história do mundo tomou um rumo diferente quando Nova York sofreu um dos piores ataques terroristas do mundo. Liderado por Osama Bin Laden, ex e falecido líder do grupo terrorista da Al-Qaeda, quatro voos foram sequestrados e usados para o pior ataque terrorista já visto. Dois aviões foram lançados contra as torres gêmeas, um contra o pentágono e outro em um terreno em Shanksville. Totalizando 2753 mortos no World Trade Center, apenas 60% tiveram os seus corpos identificados. E ainda existem corpos que não foram identificados, 18 anos após os ataques. A construção das torres gêmeas teve sua conclusão no dia 4 de Abril de 1973 e foi destruída na data que nunca será esquecida pelo mundo.

A cerimônia e a ideia do “Never Forget”

Milhares de pessoas se reuniram para a cerimônia no marco zero, para homenagear o 18º aniversário dos ataques terroristas que afetaram Nova York e o mundo. A cerimônia começou por volta das 9 horas da manhã, com momentos de silêncio e o toque dos sinos às 08:46, marcando o momento exato em que os aviões se chocaram contra as duas torres.

Os outros dois ataques, contra o pentágono e Shanksville também foram homenageados durante a cerimônia. Assim como nos aniversários anteriores, os nomes das quase 3 mil vítimas foram mencionados, em público, por familiares e amigos. Todos, com uma mensagem de um movimento muito forte, denominado de “Never Forget”. Com seu significado instaurado na ideia de que esse tipo de atrocidade e covardia jamais será esquecido.

Efeitos que são sentidos até hoje

Crianças, jovens e adultos que estavam na região sul de Manhattan, sofreram com o impacto também. Segundos após o impacto e a destruição total das torres, a poeira e fumaça tóxica resultante da destruição completa de equipamentos eletrônicos, materiais de construção e móveis se espalhou por essa região afetando milhares de pessoas que carregam suas consequências até hoje.

Os Estados Unidos da América fizeram diversas campanhas e investimentos naqueles que sofreram com a fumaça densa e tóxica que percorreu por Manhattan. O CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças) lançou o programa de auxílio, WTCHP (World Trade Center Health Program – Programa de Saúde World Trade Center) àqueles que tiveram esse tipo de contato. Desde o ataque, milhares foram diagnosticados com câncer e problemas sérios de saúde, envolvendo leucemia, linfomas e mieloma múltiplo. O que resultou em uma taxa de mortalidade alarmante ao decorrer desses 18 anos.

O dia 11 de setembro é uma data que será lembrada e homenageada para sempre. Com tantos programas de defesa militar interna em países ao redor do mundo, nunca estamos imunes a ataques como o de 11 de setembro e também nunca poderemos prever quando tamanha atrocidade tomará forma. O que vale, é estar sempre em paz com seus familiares e amigos, dando valor e amor àqueles que são próximos e nos querem bem.

VOLTAR

TAGS RELACIONADAS:

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Comentários

Não houve nenhum comentário sobre este artigo, seja o primeiro a deixar o seu comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me sobre novos comentários por e-mail.

Notifique-me sobre novas publicações por e-mail.