Login | Cadastre-se

Continbox

Siga nossas redes sociais

BLOG

Mitos: símbolos que fazem progredir o espírito humano

Publicado em: 25/08/2021

Desde o início dos tempos, a relação entre mitos e o espírito humano ajuda a explicar os mistérios da vida e do mundo.

No entanto, mesmo sendo um conceito tão presente no dia a dia, muitas pessoas não entendem o que ele representa.

Por isso, vale a pena conhecer mais sobre os mitos e o espírito humano, e como eles se relacionam.

O que são mitos?

mitos e o espírito humano

Mito vem do grego mythós, uma narrativa fantástica que tem como objetivo explicar a origem de algo que é importante para determinado povo.

A reunião de vários mitos relacionados a um mesmo assunto ou explicações é chamada de mitologia.

Além disso, os mitos também apresentam certas características, como a presença de simbolismos, elementos mágicos e lições de vida.

Como as fábulas, eles buscam passar ensinamentos e buscar respostas para questões fundamentais da vida, como “da onde viemos” e “para onde vamos”.

Os mitos estão presentes no cotidiano de várias pessoas, e cada povo reúne suas próprias histórias, que passam de geração para geração para explicar um fenômeno natural ou extraordinário.

Mesmo que alguns mitos possam ser explicados, muitas culturas ainda mantém suas histórias, pelo significado que elas trazem.

Quais os principais mitos que existem?

Quando falamos sobre mitos e o espírito humano, a principal cultura lembrada é a grega. A mitologia grega definiu a forma de estudar as histórias fantásticas, e exemplificam bem o conceito.

Por exemplo, o mito de Cronos, o titã do tempo que engoliu seus filhos por medo de uma profecia, e acabou criando os deuses da atualidade.

Ou o mito de Afrodite, que nasceu das espumas do mar como a deusa da beleza, depois de Urano cortar suas genitais.

Além dos mitos gregos, outros exemplos são populares, como a mitologia celta, que celebra o ciclo da vida em forma de sabbats, e explica os acontecimentos da Natureza.

Ou a mitologia maia, forte na América Latina, trazendo figuras divinas. A cultura indígena também possui seus mitos para explicar as chuvas, as colheitas e a origem da vida.

Diversas mitologias trazem seus próprios personagens e histórias que tentam trazer respostas sobre como o homem surgiu e qual sua missão.

Qual a relação entre mitos e o espírito humano?

Os mitos e o espírito humano estão diretamente interligados, pois são essas histórias que fazem com que as pessoas progridam.

Como humanos, sabemos muito pouco sobre a origem do universo, e não temos respostas para o futuro, sobre assuntos como morte e missão de vida.

Essas questões aflingem a natureza humana, e os mitos são uma forma de tentar explicar o inexplicável, trazendo tranquilidade e paz de espírito.

É apenas com esse sentimento que podemos evoluir e seguir em busca de respostas, acreditando no fantástico e na existência de seres superiores.

Além disso, os mitos também colaboram para novas descobertas, como quando definiu-se que é o movimento da Terra, e não Apolo, que faz o sol nascer.

A evolução do homem e a busca por respostas estão diretamente interligados com mitos e o espírito humano.

Por isso, mesmo que pareça absurdo, essa cultura ainda prevalece, e ajuda a trazer paz e a sensação de conforto, mesmo no desconhecido.

 

VOLTAR

TAGS RELACIONADAS:


Comentários

Não houve nenhum comentário sobre este artigo, seja o primeiro a deixar o seu comentário


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me sobre novos comentários por e-mail.

Notifique-me sobre novas publicações por e-mail.