Login | Cadastre-se

Continbox

Siga nossas redes sociais

BLOG

O que é Regime Ditatorial?

Publicado em: 22/03/2021

Um regime ditatorial ou ditadura ainda é uma forma de governo ativa no mundo. De fato, ainda existem 49 ditaduras espalhadas pelo planeta. Na Europa, apenas um país está sob poder de um ditador. No entanto, nas Américas são 3, na Eurásia são 7, na Ásia-Pacífico são 8, no Oriente Médio e no Norte da África são 12 e na África são 18 países.

Mas, como exatamente uma ditadura funciona? Vamos ver isso a partir de agora.

Regime Ditatorial

O que é uma ditadura?

Uma ditadura se instala quando o governo é centralizado em uma pessoa ou uma entidade política que chega ao poder e destrói todos os outros poderes. Consequentemente, somente a opinião do governante é válida, o que acaba causando problemas para qualquer grupo ou indivíduos que apresentem ideias que diferem dela.

Em uma democracia, o poder depende de várias camadas, ou instâncias, como os poderes legislativo, executivo e o judiciário. Porém, em um regime ditatorial, o poder e as decisões independem de qualquer intervenção desses poderes. Aliás, também é possível que o ditador acumule as suas funções.

Principais características e exemplos de ditaduras

Basicamente, em uma ditadura, além de centralizar todos os poderes, o ditador priva os indivíduos sob seu poder de sua liberdade política, utiliza de força para alcançar seus objetivos e o poder executivo ganha força, suprimindo o legislativo e o judiciário.

Ditadura Nazista

Provavelmente, o regime ditatorial mais conhecido da história seja a ditadura nazista de Hitler e seu partido. Inicialmente, ele foi nomeado como Chanceler e logo seu partido passou a eliminar qualquer tipo de oposição política, abrindo caminho para a ditadura.

De fato, seu governo controlou a Alemanha dentre 1933 e1945. Como resultado, a história registrou todas as atrocidades cometidas em nome do governo e as consequências delas.

Ditadura Militar

Em seguida, podemos citar algo que ocorreu aqui mesmo no Brasil, a ditadura militar. Nesse caso, todo o poder foi colocado nas mãos de oficiais do exército, como generais e coronéis. De fato, foi exatamente o que houve em várias situações durante o século XX.

Geralmente, um regime ditatorial se estabelece quando acontece um golpe de Estado, levando à queda de um governo democrático e à ascensão do ditador e seu partido. De fato, foi assim que Hitler, Mussolini e Fidel Castro em seus respectivos países, Alemanha, Itália e Cuba.

Impactos do Regime Ditatorial

Anteriormente, dissemos que uma das características mais destacadas da ditadura é o controle total sobre todos os poderes e todos os aspectos do cotidiano da população. De fato, o governo tem um grande impacto em praticamente todas as áreas do país.

Por exemplo, a ditadura militar que governou o Brasil de 1964 a 1985, causou grandes mudanças na estrutura do país. Dentre elas, a privatização da educação, abrindo uma grande distância entre o ensino público e as escolas particulares.

Além disso, a estrutura do sistema de saúde pública e até mesmo as pesquisas científicas foram afetadas.

Fonte:

Ditadura – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Imagem de WikiImages por Pixabay

VOLTAR

TAGS RELACIONADAS:

,


Comentários

Não houve nenhum comentário sobre este artigo, seja o primeiro a deixar o seu comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me sobre novos comentários por e-mail.

Notifique-me sobre novas publicações por e-mail.