Passo a passo para mudar de contador

21 de janeiro de 2022

como mudar de contador

Mudar de contador ou serviços de contabilidade pode parecer uma tarefa difícil, mas não é. E vamos demonstrar como é fácil com este guia passo a passo:

1. Verifique o contrato existente.

O primeiro passo ao pensar em mudar de contador é olhar para o presente contrato de serviço. Alguns profissionais e empresas incorporam penalidades por cancelamento ou uma obrigação de pré-aviso.

É fundamental observar todas as disposições do documento, bem como outros itens mencionados dentro dele, a fim de evitar futuras dificuldades legais resultantes do não cumprimento do acordo – mesmo que seu serviço contábil atual tenha deixado algo não resolvido.

2. Verificar se há algo pendente

Este é um ponto crucial: certifique-se de que não haja problemas pendentes que seu contador atual tenha perdido, e coisas que ainda estão no meio de serem resolvidas, tais como obrigações municipais, estaduais e federais.

Um método para reduzir suas chances de ser auditado é ler a documentação de cinco anos atrás, procurando por erros e questões em aberto que ainda possam impactar seu negócio. Isto é um trabalho duro, mas é crucial: você evitará surpresas desagradáveis durante a troca.

Entretanto, é vital ter em mente que todo e qualquer erro anterior ainda é de responsabilidade da empresa de contabilidade que lidou com a situação no momento.

3. Informe o atual contador sobre a decisão

Você deve formalizar sua retirada enviando um e-mail ou uma carta registrada no correio para o atual serviço de contabilidade informando que você está deixando os serviços da empresa. É necessário deixar claro os os seguintes pontos:

  • O pedido para rescindir o contrato;

  • Data para témino do serviço;

  • Todos os papéis, senhas e credenciais de login devem ser entregues ao novo contador;

  • Para verificar se existem questões adicionais nos diferentes setores governamentais, solicite um relatório de situação cadastral;

  • Solicite que toda a papelada seja enviada ao profissional/empresa com quem você estará trabalhando uma vez que seu contrato tenha chegado ao fim.

Ao mudar de contador, tenha em mente que o final do mês é um bom dia para formalizar a data de término do contrato, a fim de que o novo serviço de contabilidade comece a funcionar no período seguinte.

Quando se pergunta sobre um histórico contábil, alguns serviços, como o Continbox, podem fornecer a assistência e a direção necessária.

4. Contratar uma nova empresa de contabilidade

Você deve estar procurando uma nova empresa ou serviço de contabilidade o mais rápido possível após a decisão de mudar de contador. Não é legal fazer nada oficial até que o contrato do antigo contador ou escritório de contabilidadade tenha terminado. Mas você pode aprender quais são suas opções e o que sua empresa precisa em termos de contabilidade enquanto ela ainda estiver válida.

Depois que o contador sair, você vai querer saber o que virá em seguida. Informe-se sobre outras preocupações relativas à transição dos contadores, que se tornarão seu novo parceiro.

Carta para cancelamento de serviços contábeis

A carta de cancelamento é essencial, pois estabelece as condições para o término do serviço de contador. Ela garante a segurança de ambas as partes: a parte contratante porque pode obter todos os documentos na posse do ex-contabilista, e o antigo contador porque ele não tem mais responsabilidade por quaisquer impostos devidos a ele após uma determinada data.

Há muitos tipos de contratos disponíveis, desde os mais básicos até os mais complexos, utilizados em circunstâncias de distratos. Em seguida, forneça o documento e acorde um período de transição com o contador com base nas disposições de rescisão do contrato. Neste momento, já providencie um novo contador ou escritório de contabilidade, pois se você não é um MEI, então precisa de um contador.

Enfim, se você está insatisfeito e deseja mudar de contador ou escritório de contabilidade sem estresse, a Continbox pode ajudar. Para mais informações clique aqui