Profissões na pandemia de 2020 – Veja as que surgiram ou cresceram
15 de outubro de 2021
Infelizmente, inúmeras profissões na pandemia sofreram grandes impactos. Na verdade, você notou que todos os trabalhadores transformaram suas rotinas completamente. No entanto, enquanto muitos setores cresceram vertiginosamente, outros saíram seriamente prejudicados.
Recentemente, em um relatório divulgado em seu site, o consultor de RH Brian Heger faz um balanço do impacto da pandemia de 2020 no mercado de trabalho. Assim, entre outras reflexões, ele destaca que “a forma como contratamos, trabalhos e incorporamos a cultura da empresa mudaram da noite para o dia”. De fato, verdade seja dita, o mundo nunca mais será o mesmo. Da mesma forma, a nossa forma de trabalhar, também não.
Claramente, a sua nova rotina de vida pediu por modificações rápidas e eficientes na prestação de serviços. Ao mesmo tempo, tecnologias que estavam em fase de teste há anos, foram colocadas para jogo. Assim, passaram pela prova de fogo. Aliás, muitas delas se mostraram muito úteis. Por isso, você se surpreende com inúmeros serviços online. A seguir, você confere que áreas foram impulsionadas pela necessidade durante a pandemia de 2020.
Profissões na pandemia – Áreas que foram impulsionadas
De fato, as profissões na pandemia de 2020 que viram seus nichos serem valorizados, foram as mais ligadas à tecnologia de informação. Afinal, as plataformas digitais conectaram pessoas mundo afora às suas famílias. Mas, também fizeram a ponte entre comércio e consumidores. Sendo assim, essas foram as áreas que mais cresceram durante a pandemia:
Gestão de informação
Orientador para trabalho remoto
Analista de soluções de alta conectividade
Administrador de alta conectividade
Desenvolvedor de softwares para processos industriais
Especialista em logística 4.0
Especialista em realidade virtual e aumentada
Desenvolvedor para educação à distância
Especialista em normas e legislações (nacionais e internacionais)
Profissional da área de impressão em 3D
Especialista em análise de volumes de informações (big data)
Profissional de cyber segurança
Especialista em internet das coisas
Profissões que mais sofreram na pandemia de 2020
Por outro lado, foram muitas também as áreas negativamente afetadas. Então, confira profissões na pandemia que foram seriamente prejudicadas.
Setor de audiologia/fonoaudiologia
Oculista
Coordenador de eventos
Chefe de cozinha
Demonstrador de produtos
Consultora de beleza
Estilista/costureiro
Valet
Banho e tosa/pet shop
Fisioterapia
Gerente de RH
Analista de contas
Contador
Gerente de vendas
Recepcionista
Uma luz no fim do túnel
Mas, apesar do cenário incerto, é tempo de repensar. De fato, é melhor repensar a forma como trabalhamos. Aliás, é uma oportunidade para melhorar tecnologias e dinâmicas de trabalho. Além disso, é tempo que estabelecer as prioridades certas. Dessa forma, é possível reerguer a economia e seus trabalhadores.
Como vimos, as áreas ligadas de alguma forma à tecnologia foram as que mais cresceram. No entanto, sem o fator humano, nada disso seria possível. Ou seja, é preciso valorizar os profissionais de todas as áreas do mercado de trabalho. Afinal, eles são os responsáveis por fazer toda a engrenagem comercial continuar girando em meio ao caos. Por isso, parabéns a você por sua perseverança e toda sua dedicação. Se anime! Pois, dias melhores virão.
Agora que você já entendeu o impacto da pandemia nas profissões, entenda o que causou no setor da contabilidade, clique aqui.