Continbox/Abrir Empresa/Quando compensa abrir uma empresa?

Quando compensa abrir uma empresa?

10 de janeiro de 2022

 

Quando compensa abrir uma empresa

Será que compensa abrir uma empresa? Afinal, o processo envolve muitas etapas burocraticas. Além disso, é necessário analisar seu mercado e ver se ele tem demanda para a sua ideia.

Por isso, para que você possa abrir sua empresa de forma correta, essencialmente, você deve seguir alguns passos, pois o sucesso financeiro não é uma coisa que alguém consegue por acaso.

Em vez disso, é conseguido por empreendedores que trabalham duro e estão dispostos a fazer o que for preciso para alcançar o sucesso.

Logo, se você tem uma ideia que tem potencial para se transformar em um negócio, você provavelmente está pensando em abrir uma empresa. Mas você sabe quando compensa fazer isso? Este artigo responderá a esta e outras perguntas, por isso continue lendo.

Quando eu devo abrir uma empresa 

 

Se você tem uma ideia e quer começar a trabalhar por conta própria, a melhor hora de fazer a abertura de uma empresa é no momento em que você começa a conhecer profissionalmente o mercado, ou seja, o momento em que você está pensando em abrir uma empresa.

Além disso, é bom que você tenha um plano de negócios bem definido, para que o seu empreendimento não fique à deriva e sem rumo. Ele pode ajudar você a definir o seu foco, o que o seu negócio tem que oferecer e onde você quer que ele seja direcionado.

  • Logo, você pode abrir uma empresa se:
  • Possuir dinheiro para investir;
  • Ter experiência anterior;
  • Ter conhecimento na área de atuação;
  • Ter paixão pelo empreendimento;
  • Ter disposição para trabalhar muito;
  • Ter um bom plano de negócio.

 

Quando não devo abrir uma empresa 

 

Em alguns casos, o empreendedor não deve abrir uma empresa. Quando o empreendedor precisa de recursos financeiros para abrir sua empresa, mas não tem condições de arcar com os gastos iniciais, não deve abrir a empresa. Assim, é necessário que ele tenha um plano B e não se esqueça que a primeira tentativa de abertura de uma empresa pode não ser bem-sucedida.

Em vez disso, você pode optar por abrir um negócio numa linha diferente do que você imaginou no início. Isso pode ser uma opção viável, especialmente se o empreendedor acreditar que o público está preparado para o novo empreendimento.

Logo, você não deve abrir uma empresa se:

  • Possuir pouco dinheiro para investir;
  • Não ter experiência anterior;
  • Não ter conhecimento na área de atuação;
  • Não ter paixão pelo empreendimento;
  • Não ter disposição para trabalhar muito;
  • Não ter um bom plano de negócio.

 

Quais as vantagens e desvantagens de abrir uma empresa 

 

Abrir uma empresa é um dos passos mais importantes na vida de qualquer pessoa. Ela representa a chance de alcançar sucesso e sonhos, de conquistar o que sempre quis e de ter o seu próprio negócio. Ao fazer o processo de abertura de uma empresa você pode ser o chefe do seu próprio negócio, não precisando mais seguir ordens e ter que trabalhar por outras pessoas. 

Pensando nisso, a vantagem de abrir um CNPJ é a liberdade de escolha da cidade, da área para instalação, da decoração e muito mais. Quando a empresa está em funcionamento, o empresário poderá realizar seus projetos de ampliação e aumentar a produção.

Contudo, a principal desvantagem é o custo elevado para abrir uma empresa, que necessita de investimentos em capital e em pessoal, além de estrutura. O capital de giro é um dos principais, pois a empresa precisa de dinheiro para comprar insumos, serviços e pagar salários, além de capital de giro para manutenção.

Quais os custos de abrir uma empresa 

 

Muitos empresários ainda não conhecem os custos necessários no processo de abertura de uma empresa. O empresário precisa ter em mente que o valor total do investimento inicial para qualquer tipo de negócio é sempre mais alto do que o esperado.

Logo, os custos de abrir uma empresa variam de acordo com vários fatores, como o estado, cidade, a localização do estabelecimento, a escolha do ramo de atividade, o tipo de negócio e o tamanho da empresa.

Por exemplo, a Associação Brasileira de Franchising estima que o custo de abertura de uma empresa do Brasil seja de, em média, R$ 20.000,00.

Quais são os tipos de empresas que você pode abrir 

 

Abrir uma empresa hoje é uma das opções mais procuradas por muitos brasileiros. São tantas as opções de negócios disponíveis que a primeira pergunta que fazemos é: qual empresa eu vou abrir?

Você pode abrir empresa de qualquer tipo de produto ou serviço. Cada tipo de empresa tem suas características próprias e suas peculiaridades. Você deve estudar bem o ramo que você pretende empreender e pesquisar o mercado que atuará.

Já em relação à natureza jurídica da empresa depende da forma como ela for constituída, isto é, por título que lhe confira personalidade jurídica. Entretanto, as opções disponíveis são: MEI, EI, EIRELI, Sociedade Anônima, Sociedade Limitada Simples e SLU. 

Concluindo 

 

Enfim, analise se seu mercado tem ou não interesse em seu produto, além de verificar se as condições de mercado estão favoráveis para a sua empresa. É preciso também analisar seu produto e se ele tem uma boa aceitação no mercado, verificando as condições de acesso ao mercado e o custo de manutenção da empresa.

Logo, compensa abrir uma empresa quando você possui dinheiro para investir, tem experiência anterior ou está disposto a aprender, tem conhecimento na área de atuação, tem paixão pelo empreendimento, tem disposição para trabalhar muito e, por fim, tem um bom plano de negócio.

Se você atende a este requisitos (não obrigatórios) e está confiante em iniciar o processo para abrir sua empresa, então confira nosso Guia Completo para Abrir Empresa no Brasil