Continbox - Contabilidade Online Economia para sua empresa Tranquilidade para você!/Blog/Vender sem Nota Fiscal – É realmente um decisão inteligente?

Vender sem Nota Fiscal – É realmente um decisão inteligente?

07 de março de 2022

vender sem nota fiscal

Vender sem nota fiscal pode ser uma boa ideia para economizar dinheiro, mas há alguns riscos envolvidos. Saiba porque você DEVE emitir notas fiscais em suas vendas e quais os possíveis problemas que podem ocorrer se você não o fizer.

Muitas empresas optam por realizar vendas sem nota fiscal para evitar a dedução de impostos. No entanto, esse é um grande risco, uma vez que você pode ser pego e ter todos os seus produtos apreendidos. Além disso, você está pagando mais impostos do que o necessário, pois está sendo taxado duas vezes: na hora da venda e na hora da compra pelo cliente.

Quando uma empresa decide não pagar seus impostos, ela está cometendo um crime. Essa atitude pode resultar em multas, apreensões e até prisão da diretoria da companhia. Além de prejudicar os consumidores, a venda sem nota também é ruim para as empresas. Sem documento que comprove a venda, fica difícil provar que determinado produto foi adquirido ou que um serviço foi contratado.

A Lei sobre venda sem nota fiscal diz respeito às sanções que um negócio pode sofrer quando vende produtos ou serviços sem emitir esse documento. É importante ficar atento para não cometer esse erro, pois ele pode trazer consequências graves para a empresa. Por isso, é essencial ter um processo de emissão de notas fiscais bem organizado e seguir todas as exigências da lei.

Portanto, continue a leitura e saiba Mais!

O que a Lei determina sobre vender nota fiscal?

 

O documento fiscal é essencial para o governo ter um controle sobre as transações comerciais que acontecem no Brasil. Ele serve como comprovante da operação e garante que todos os impostos devidos sejam recolhidos.

A nota fiscal é um documento emitido quando um produto é comprado ou serviço é prestado. Ele serve como comprovação da transação e também como garantia para casos de devoluções. Quando há uma devolução, a nota original é cancelada pela emissão de uma nota de devolução.

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre a emissão de nota fiscal e se é necessária para manter o negócio funcionando regularmente. A resposta é: sim, a emissão de nota fiscal é importante para garantir a legalidade do seu negócio. A emissão da nota fiscal é uma obrigatoriedade prevista na Lei 8137/1990. A única exceção é para os Microempreendedores Individuais, que só precisam emitir a nota fiscal quando venderem produtos ou serviços para pessoas físicas.

Se você não emitir a nota fiscal, mesmo tendo um responsável que é considerado réu primário, você vai pagar uma multa equivalente a até 10 vezes o valor da nota.

Se o empreendedor for pego emitindo notas fiscais frias duas vezes, poderá ser detido por até 5 anos. Essa detenção é facilmente constatada depois de perceber que a primeira nota fiscal está ausente.

Para identificar se a empresa possui débitos fiscais, é feito um levantamento de suas atividades anteriores. Com esse documento, é possível verificar qualquer outra irregularidade cometida pelo negócio.

As vantagens de vender emitindo nota fiscal

 

É evidente que a emissão de notas fiscais é uma prática importante, pois as penalidades por não emitir são significativas. No entanto, existem outros motivos para aderir a esse procedimento, como o fato de que você pode economizar dinheiro e evitar problemas com a fiscalização.

Histórico de operações

A nota fiscal é essencial para o bom controle financeiro de uma empresa. Isso acontece porque, se bem armazenados, estes documentos servem como um histórico de vendas fácilmente acessível.

Organizar as notas de um negócio era uma tarefa que demandava tempo e investimento. Afinal, é necessário manter essa organização por alguns anos para ter um histórico confiável.

Com as notas fiscais eletrônicas (NF-e) e as plataformas de contabilidade online, é possível ter um controle muito mais prático sobre sua empresa. Isso te permite tomar decisões com maior rapidez e segurança, além de reduzir custos.

Elas ocupam pouco espaço no computador, facilitando seu acesso e tornando mais prático o controle de sua movimentação financeira.

Fluxo de trabalho organizado

O histórico de notas fiscais emitidas é essencial para o contador, pois através dele é possível obter informações sobre as transações feitas, bem como apurar taxas pagas e registrar corretamente o fluxo de entrada e saída de mercadorias.

Com o controle financeiro, você tem uma visão mais clara do que está acontecendo dentro da empresa. É possível analisar os resultados e tomar decisões estratégicas mais inteligentes a partir dessas informações. Além disso, é possível prever o crescimento da empresa e ter um maior controle sobre os gastos.

A emissão é prática

As notas eletrônicas são emitidas com facilidade e reduzem as chances de erros humanos. Isso porque a operação é automatizada e os dados são preenchidos corretamente.

A segunda via da nota fiscal eletrônica é emitida de forma muito mais simples do que a versão impressa. Além disso, ela pode ser reenviada para o mesmo cliente várias vezes, sem causar prejuízos ou contratempos.

A forma mais efetiva de evitar riscos 

 

Quer seja um pequeno empreendedor ou uma grande empresa, emitir notas fiscais é essencial para qualquer negócio. Com as notas eletrônicas, esse processo ficou muito mais simples, mas ainda há detalhes importantes a serem considerados. Para que sua emissão de notas corra sem problemas, é necessário estar atento a esses pontos.

A tecnologia oferece hoje uma grande variedade de plataformas online para auxiliar na gestão financeira da sua empresa. Com isso, você consegue simplificar processos burocráticos e ter um maior controle sobre as finanças do seu negócio.

A emissão de notas fiscais nunca foi tão simples. Isso graças à nossa ferramenta, que possui funcionalidades intuitivas e um preenchimento automático para os casos de notas recorrentes. Com isso, você economiza tempo e garante que suas notas estejam sempre corretas.

Agora que você entendeu a importância da emissão de nota fiscal, esperamos que seja mais cuidadoso na hora de vender um produto ou serviço. Lembre-se sempre de emitir NF e cumprir com a lei! Isso é fundamental para o sucesso do seu negócio.

A Continbox é uma empresa especializada em tecnologia para a contabilidade. Se você precisa de um serviço que facilite o cumprimento das obrigações do seu CNPJ, nós podemos ajudar. Conheça os benefícios de contratar serviços de escritório de contabilidade da Continbox e veja como podemos simplificar sua rotina.