Login | Cadastre-se

Continbox

Siga nossas redes sociais

BLOG

Como abrir uma empresa no Rio de Janeiro?

Publicado em: 08/07/2019

Como abrir uma empresa no Rio de Janeiro?

Muitos pensam em abrir uma empresa no Rio de Janeiro. No entanto, são muitas coisas a se compreender e algumas vezes, as ideias não criam força para sair do papel. Nós da Continbox reunimos dicas e informações de como abrir uma empresa no Rio de Janeiro, por isso, fique ligado!

São muitos passos a se seguir no processo de se abrir uma empresa no Rio de Janeiro. Muitos documentos a providenciar, muita burocracia a conhecer, por isso, não tente fazer tudo sozinho.

Abrir uma empresa no Rio de Janeiro demanda conhecimento, por isso a primeira coisa a se pensar é contratar um profissional de contabilidade.

O profissional indicará outras ideias de como abrir uma empresa no Rio de Janeiro, além de conhecer todos os canais burocráticos a percorrer e toda a documentação exigida.

Abrir uma empresa no Rio de Janeiro demanda que você pense em diferentes escalas: federal, estadual e municipal. Existem diferentes documentos para diferentes partes, por isso pesquise e se planeje.

Abaixo listamos alguns passos essenciais para abrir uma empresa no Rio de Janeiro.

1º Sobre o Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um município brasileiro, situado no Sudeste do país com cerca de 7 milhões de habitantes. Ocupando o lugar de segunda melhor economia do país e um dos maiores destinos turísticos internacionais da América Latina, o Rio de Janeiro é um ótimo lugar para se investir em turismo, lazer e entretenimento. Ligado fortemente com o setor terciário, o setor de prestação de serviço é algo a se considerar. Seu PIB compõe 11,2% do Nacional e sua exportação se baseia predominantemente em petróleo.
 
2º Antes de se registrar

Antes de começar o registro da sua empresa é preciso planejamento, organização e foco.

Procure o seu ponto comercial com antecedência, de preferência bem movimentado, com espaço para recebimento de mercadoria, estacionamento e uma entrada de fácil acesso para clientes.

Defina pontos importantes referente ao tipo de atividade que sua empresa vai exercer, seja ela uma prestação de serviços, comércio atacadista ou industrial.

O investimento em médio para se abrir uma empresa no Rio de Janeiro é de aproximadamente R$ 2.050,00, variando em até 280% em outros municípios. Neste valor está incluso somente o custo para abertura da empresa. O valor varia muito conforme o tipo e tamanho da sua empresa.

Vale informar que graças a uma parceria do Ministério da Fazenda com a Junta Comercial o prazo para abertura de empresas, que antes era de 24hrs a 48hrs, passa a ser de apenas 2 horas a partir do momento em que o empreendedor dá entrada no protocolo.

3º Documentos e contas

Como falamos antes, abrir uma empresa no Rio de Janeiro se torna mais fácil com a ajuda de um contador.

Existe um trâmite burocrático muito grande de modo a realmente abrir uma empresa no Rio de Janeiro. Nós da Continbox citamos alguns documentos necessários abaixo:

  • CNPJ
  • Previdência Social
  • Registro na JUCERJA (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro)
  • Contrato
  • Inscrição Estadual
  • Alvará de Funcionamento
  • Licença ambiental
  • Licença sanitária
  • Vistoria

4º Conheça o mercado

É importante, antes de implementar sua ideia, compreender seu público alvo. Venda o que seus clientes querem e precisam, não o que você quer.

Hoje em dia é praticamente impossível abrir uma empresa sem um site para dar todo o suporte online. Considere integrar o seu espaço digital com o físico. Para isso, estude a concorrência. Analise o que deu certo para eles e adapte para o seu negócio. Para abrir sua empresa no Rio de Janeiro vai exigir que você compreenda o seu nicho de modo a levar sua empresa ao sucesso.

Uma pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises (IFec/RJ) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) com 555 empresários mostrou que 62,9% deles pretendem investir em seus estabelecimentos ao longo do ano. E que 50,2% dos entrevistados vão investir em 2019 mais que em 2018. Veja a matéria na íntegra clicando aqui.

5º Investimento inicial

Na hora de decidir começar sua empresa leve em conta todos os custos. Não apenas o custo inicial que você precisa de como abrir sua empresa, mas os gastos dos meses subsequentes também são fundamentais.

Equipamentos, decoração, além do aluguel e contas básicas devem ser levados em conta.

Não comece sua empresa com dívidas em aberto. Tome cuidado para não falir antes mesmo de começar.

6º Seu tempo

Muitos que começam uma empresa ainda não possuem a cabeça para isso. Como assim?

Além do produto e do público alvo você precisa se conhecer e compreender a mudança que terá na sua vida.

Ao se tornar um empreendedor, você agora é um líder. Com isso, você tem o poder de decidir.

Conhecer e aprofundar o seu conhecimento em tomada de decisões, liderança, gestão pessoal e outras habilidades relacionadas podem ser fundamentais para entender e levar para frente com sucesso a sua nova empresa no Rio de Janeiro.

E então? Está pronto para abrir sua empresa no Rio de Janeiro? Parece bem complicado a princípio, mas nós da Continbox podemos te ajudar com toda questão burocrática de como abrir uma empresa no Rio de Janeiro. Clique aqui e saiba como abrir sua empresa conosco!

Deixamos também o link do site da JUCERJA (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro) tem todas informações específicas locais.

EU PRECISO DE UM CONTADOR PARA ABRIR MINHA EMPRESA?

A importância de abrir um CNPJ

VOLTAR

TAGS RELACIONADAS:

, , , , , , , , , , , , , , , ,


Comentários

Não houve nenhum comentário sobre este artigo, seja o primeiro a deixar o seu comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me sobre novos comentários por e-mail.

Notifique-me sobre novas publicações por e-mail.