Contabilidade Consultiva: o que é?

13 de março de 2023

A contabilidade consultiva é uma área de atuação que está em alta e vem gerando dúvidas e interesse na maior parte dos empresários.

Por isso mesmo, nós trouxemos informações relevantes para te ajudar a identificar se a contabilidade consultiva é a melhor opção para seu negócio.

De modo que, possa identificar se esse tipo de contratação trará os resultados esperados para sua empresa ou se a contabilidade consultiva não é a melhor alternativa de contratação no momento pelo qual o seu negócio está passando.

O que é contabilidade consultiva?

Antes de mais nada, é importante entender o que é contabilidade consultiva. Uma vez que, é uma área de atuação da contabilidade que visa ser estratégica em relação ao negócio.

Afinal, o contador que atua na área consultiva fica mais próximo da empresa, analisando uma série de dados para que consiga opinar com precisão sobre o negócio.

De modo que, possa contribuir para o planejamento estratégico da empresa e consiga orientar a tomada de decisões. Sempre com o objetivo de garantir que a empresa terá uma gestão assertiva, capaz de trazer bons resultados financeiros para que a empresa continue competitiva no mercado.

O serviço é totalmente customizado e exige uma relação de confiança. Uma vez que, o contador terá acesso não só aos dados concretos sobre a empresa, como também, o planejamento de futuro da mesma.

Desencadeando a necessidade de que as partes envolvidas tenham uma relação de confiança, clareza e boa comunicação.

Como a contabilidade consultiva funciona na prática?

A contabilidade consultiva é um método que funciona de acordo com as necessidades de cada empresa. De modo que, profissionais qualificados possam acompanhar a empresa e oferecer ao empresário todos os dados e análises necessárias para fortalecer a competitividade da empresa.

Suponha que seu objetivo é crescer em 50% o número de vendas no próximo mês. Quando a empresa tem contabilidade consultiva o profissional poderá contribuir para que o negócio alcance o resultado.

Seja trabalhando na análise dos dados, atuando no planejamento ou orientando ações, o contador consultivo irá agregar sua expertise de mercado para o negócio.

Por isso mesmo, é um profissional que acaba tendo uma função extremamente estratégica no negócio.

Contabilidade consultiva ajuda no crescimento

Ter um profissional contratado para fazer sua contabilidade consultiva permite o crescimento da empresa. Contribuindo para que o profissional possa fazer o planejamento tributário, relatórios de desempenho, gestão financeira e muito mais.

É óbvio que, por ser um serviço que tem uma atuação mais próxima e trabalhosa, o contador consultivo costuma cobrar mais que um contador tradicional.

Entretanto, a qualidade agregada ao serviço também é muito mais significativa. Uma vez que, o contador é um profissional experiente que irá estudar o seu negócio e te oferecer uma visão de expert.

Sempre pautada em estudos sobre os indicadores de sua empresa e também sobre o mercado. Aspectos que, muitas vezes, não são percebidos pelo dono do negócio.

Afinal, o empreendedor tem um envolvimento emocional para com a empresa. E isso acaba em muitos casos atrapalhando a tomada de decisão.

Portanto, ter um expert que possa auxiliar na tomada de decisão é fundamental. Para que o negócio seja guiado por indicadores financeiros e não pelo achismo.

Quando é o momento de contratar contabilidade consultiva?

Toda empresa deveria ter uma contabilidade consultiva cuidando de seus dados financeiros. Se não há a possibilidade de contratação por uma questão financeira, é necessário começar a se organizar para tal.

De modo que, seja possível contratar esse auxílio o quanto antes, para que a empresa seja positivamente impactada pela contratação.

Afinal, quando a empresa ainda é pequena e o objetivo é crescer, estruturar um planejamento responsável e eficiente faz toda a diferença. Aproveite que agora já sabe mais sobre a contabilidade consultiva e organize seu negócio para a contratação. Conte com o nosso time para auxiliar o seu negócio.