Login | Cadastre-se

Continbox

Siga nossas redes sociais

BLOG

O que é capital de giro e porque ele é importante

Publicado em: 15/03/2021

Capital de giro é uma soma de recursos disponíveis para um negócio e é importante para medir a saúde financeira de uma empresa. Logo, se tem capital de giro, existe a possibilidade de investimento e expansão.

capital de giro

O que compõe o capital de giro

Basicamente, o capital de giro depende do que chamamos de ativo circulante (lembre-se desse nome), que por sua vez, é composto por algumas fontes:

  • Dinheiro em caixa
  • Dinheiro em banco
  • Clientes a receber
  • Quantidade de recursos que você precisa manter em estoque.

Por que é chamado de capital de giro?

Porque esse dinheiro circula pelas várias áreas do seu negócio. Por exemplo, em caixa, esse dinheiro compra mercadorias que se transformam me estoque.

Em seguida, esse estoque pode ser vendido para um cliente que vai pagar a prazo, então esse pagamento volta para a conta, como dinheiro a receber e, por fim, volta para o caixa novamente.

Por que é tão importante?

É tão importante, pois é o que no dia a dia da empresa dá flexibilidade às negociações com fornecedores, poder de compra e investimento, além de poder oferecer melhores condições e prazos para os clientes.

Na verdade, também existem todas as despesas de um negócio que precisam ser cobertas com o dinheiro em mãos, como contas de água, energia, internet, salários de colaboradores e pagamento de fornecedores, que são chamados de passivos circulantes (lembre-se dele também).

Por exemplo, se uma empresa teve um lucro acumulado de R$500 mil, ela não reinveste na empresa todo esse valor, senão, ela acabaria sem dinheiro para todas as atividades de rotina. Ou seja, ficaria sem capital de giro.

Como utilizá-lo no início do meu negócio?

Para começar, é preciso entender que seu faturamento nos primeiros meses não será suficiente para cobrir as despesas do seu negócio. Sendo assim, é vital que você separe cerca 60% do valor investido para ser o seu capital de giro.

Esse capital será o usado para pagar seus funcionários, fazer propaganda, pagar as contas do seu ponto comercial ou fazer a manutenção do seu e-commerce. Em outras palavras, fazer o negócio funcionar, mesmo enquanto você ainda não tem lucro.

Como calculá-lo?

Inicialmente, crie um fluxo de caixa, um registro exato de entradas e saídas de dinheiro do seu negócio. Como resultado, será possível prever o financeiro do negócio e decidir com antecedência quais os próximos passos a serem dados.

Essa análise, que te ajuda a entender o resultado financeiro da empresa, costuma ser feita mensal e anualmente. Aliás, é através dela que você pode concluir que será necessário pegar um empréstimo para o capital de giro, por exemplo.

Em seguida, você será capaz de medir seu lucro e seu crescimento. Além disso, é importante ter certeza de quanto tempo seus recursos iniciais vão durar, para ter controle sobre seus gastos.

Com essas informações em mãos, já é possível calcular seu capital de giro, usando a seguinte fórmula:

Capital de giro = Ativo circulante – Passivo circulante

Resumindo, ele reflete o equilíbrio entre ganhos e gastos da sua empresa, demonstrando a saúde financeira dela. Sendo assim, administrar bem seu capital de giro é o primeiro passo para o sucesso do seu empreendimento.

 

Fonte: 

Capital de Giro: aprenda a calcular o ideal para seu negócio – PS Júnior (psjunior.com)

Working Capital (NWC) Definition (investopedia.com)

Imagem de Tumisu por Pixabay

VOLTAR

TAGS RELACIONADAS:


Comentários

Não houve nenhum comentário sobre este artigo, seja o primeiro a deixar o seu comentário


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me sobre novos comentários por e-mail.

Notifique-me sobre novas publicações por e-mail.