Posso trocar de contador e migrar de contabilidade?

18 de janeiro de 2022

trocar de contabilidade

Sim, você pode trocar de contador! Todo empresário tem o direito de mudar de contador.

Você tem o direito de buscar um novo serviço de contabilidade que melhor se adapte às exigências de sua empresa a qualquer momento, independentemente da causa.

Portanto, não há um momento ideal para fazer esta mudança; tudo se resume à sua necessidade.

Porque, afinal de contas, nenhuma empresa deve ser exposta a ficar para trás em suas funções, certo?

Certamente trocar de contabilidade é algo que todos temem desde pequenas à grandes empresas, mas que, na realidade, não é um monstro de sete cabeças.

Portanto, continue lendo este artigo e entenda mais sobre trocar de contador e migrar de contabilidade.

É simples mudar de um contador para outro?

 

Quando você não estiver satisfeito com seu serviço de contabilidade – seja internamente ou terceirizado – você pode procurar outro especialista para cuidar melhor desta área.

Naturalmente, tudo isso deve ser formalizado legalmente através de contratos e distratos (documento de rescisão contratual), e o antigo acordo deve ser mantido até ser formalmente rescindido.

Alguns empresários não têm certeza se podem mudar seu contador. A contabilidade é um aspecto importante do funcionamento de uma empresa, assegurando que todas as obrigações legais sejam cumpridas, mas também assegurando que sejam pagos mais impostos do que o necessário.

Como resultado, é fundamental selecionar uma empresa de boa reputação que possa lidar com as especificidades da empresa. No entanto, nem sempre é o caso.

Quando você deve fazer a mudança? É difícil mudar a contabilidade?

Analisaremos todas as suas preocupações, assim como lhe forneceremos recomendações para encontrar um serviço superior para seu negócio!

Trocar de Contador é possível? Como?

 

Os contadores têm muitos deveres sobre seus ombros. Há uma boa chance de que, se este parceiro não atender às expectativas e responsabilidades da empresa, eles acabem mais tarde em água quente com as autoridades fiscais, exigindo o pagamento de uma grande multa para corrigir os erros.

Entretanto, a mudança para a contabilidade de exercício não é causada apenas por questões tributárias. A seguir, alguns dos sinais de que a relação com este parceiro está se deteriorando: mau desempenho, problemas de comunicação, prazos não cumpridos, uso de tecnologia ultrapassada, falta de proatividade e incapacidade de acompanhar as mudanças na lei.

Portanto, é claro que a seleção de uma empresa de contabilidade é uma decisão importante com consequências de longo alcance para a empresa. Se o empresário estiver insatisfeito com o desempenho de seu serviço de contabilidade, no entanto, há várias opções.

Existe um momento certo em que é apropriado trocar de contador?

 

A resposta é não, neste caso. Esta modificação deve ser implementada de acordo com as exigências do negócio. Se o atual serviço de contabilidade não conseguir cumprir suas responsabilidades, é provável que o problema se agrave com o tempo.

Logo, não é uma boa ideia esperar que a Receita Federal venha até sua porta para só depois trocar de contador: o mal já terá sido feito, e você será responsável por qualquer erro.

Quanto mais cedo as questões forem reconhecidas e não puderem ser tratadas pelo contador atual, melhor será mudar de empresa de contabilidade.

Em resumo, você pode escolher um novo contador e não há um momento ideal para fazer esta mudança; tudo se resume à sua necessidade.